terça-feira, 5 de outubro de 2010

SEBASTIÃO CORTES...


A dor de uma saudade...

Saudade é uma fonte inesgotável que alguém depositou no coração de outro ser, alguém deixou carinho, amor, atitudes de amigo, compreensão, entendimento, entusiasmo, brandura, quietude, envolvimento, preencheu espaços vazios ou ainda nunca explorados, fortaleceu a ligação do físico com o espiritual pois engrandeceu a força vivente que estava adormecida e inerte. Um dia alguém, de repente, precisou partir, sem aviso, sem despedida, saiu de cena, partiu da matéria física e se transformou em foco de luz. Uma luz de diversas dimensões conforme sua evolução, conforme sua sabedoria, não levou nenhum bem material, não levou nenhum documento para passagem, não levou nenhuma foto ou lembrança física para colocar na prateleira. Mas de modo significativo deixou marcas profundas em quem ficou, deixou rastros de pensamentos, gestos e carinhos. Deixou a saudade de forma encaixada e definitiva na prateleira mais alta do coração de quem ficou e sabem qual o motivo desta saudade que, embora perfeita, iluminada e vivaz, provoca dor e queima sempre todos os dias?

Porque quem ficou lembra e vive os momentos de alegria e plenitude que o ser amado depositou em seu coração. Não lamente a distância da saudade, não despreze a ligação infinita que uniu estas duas ou mais almas, pois quem partiu terá o seu coração na sua prateleira e jamais esquecerá da sua imagem que provocou a mesma lição de amor e beleza aonde estiver.

A força da saudade quando iluminada por entendimento, aos poucos transformará a dor que queima em amor que exalta a alma sem precedentes. Em amizade que nutre e se transforma em fonte colorida de desejos e sonhos para o dia seguinte. Quem partiu e deixou rastros amorosos, jamais sairá de um jardim perfumado e enviará pelo afeto a quem ficou um reforço de esperança que a cada novo dia haverá motivos para sorrir, pois nada nem ninguém pode separar almas que unidas pelo encanto do afeto sentem que estão, estarão juntas em qualquer ponto do espaço, do tempo, do universo.

Não é preciso acreditar nesta união de afetos e sim apenas sentir e viver esta ligação, apesar de hoje quem ficou sente a saudade do afastamento, este sentimento não é de perda, não é de cobrança, não é de sofrimento, mas sim a certeza de quem partiu está e estará sempre ao seu lado, torcendo por seu progresso, clamando por sua evolução e enviando mensagens de alegria, de certezas, de empolgação para o coração de quem ficou. E assim aquele que ficou acordará com sorriso nos lábios e a sensação do abraço perdido e do beijo lembrado, que somente a alma pode exortar com a certeza do sentimento sempre vivo e radiante.

Ninguém perde um amigo, um familiar, um animal de estimação para a morte, pois o estágio da morte é um transporte que todos os seres criados pela força divina precisam trilhar para alcançar a desculpa da saída, mas é apenas uma transição depois de um trabalho contínuo, que somente quem deixou marcas profundas de amor e iluminação nos seus pares, nos seus familiares, nos seus companheiros de estrada, somente estes sentirão o trabalho completo e firmado.

Jamais chore por saudade, mas sim cante, exalte, envie o seu coração em forma de amor de luz, para todos aqueles que partiram na forma da morte, mas que chegaram e estão na forma divina do aprendizado e da magia que envolve a vida, em todos os sentidos sempre na direção do progresso e da união de muitos corações, pois assim o amor reúne em paz, em silêncio, sem preconceitos, sem ilusões, mas com a finalidade maior, transformar almas que sofrem em almas de fonte de luz, de amor, principalmente em almas que entendem que os encontros são acima de tudo retificações e consertos de algo que ainda estava inacabado.

Hoje quem ficou vai agradecer todos os encontros separados pela saudade e vai aplaudir quem partiu e deixou a fonte de luz e amor crescer. E quem partiu com certeza fará o mesmo. Pois sentimentos são trocados e vividos por corações conectados, nem a morte, nem o tempo separam o que o amor construiu e transformou em fonte inesgotável verdadeira como uma pirâmide resistente por séculos.

A dor de uma saudade quando vista por bons olhos se transforma em: "Que bom que eu tenho uma saudade, ela é minha força, a minha vontade, vou transferir este amor a todos que ficaram e estão no meu caminho, assim é e assim será, sem explicação, sem pensar, é a forma de sentir que vai espelhar o que recebi de quem partiu e o que vou dar a quem ficou, sem dúvida vou comemorar pois esta saudade vai acrescentar ao rumo da minha vida e vai clarear todas as minhas dúvidas, pois a minha fonte está crescendo a cada dia e vou agradecer por cada saudade que ainda vou viver, sentir, e compreender".

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

GRUPO DA MELHOR IDADE NAS CATARATAS


A Pastoral S. Jose- Grupo da Melhor Idade, em visita às Cataratas Argentinas, deslumbrando-se com uma das mais belas esculturas da natureza, considerada "a oitava maravilha do mundo".
A viagem programada pela YUP TURISMO e GOL contou com 50 participantes que se empolgaram com passeios compras e cassino, nestes dias de 15 a 18 de setembro. Prometem voltar muito breve.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Códigos Dos Aeroportos Nacionais



  • CIDADE
  • CÓD.
  • AEROPORTO
  • CÓD.
Aracajú
SE
Aeroporto de Aracajú
AJU
Belém
PA
Aeroporto Int. de Belém
BEL
Belo Horizonte
MG
Aeroporto de BH/Pampulha
PLU

MG
Aeroporto Int. Tancredo Neves/Confins
CNF
Brasília
DF
Aeroporto Int. de Brasília
BSB
Campinas
SP
Aeroporto Int. de Viracopos
VCP
Campo Grande
MS
Aeroporto Int. de Campo Grande
CGR
Cuiabá
MT
Aeroporto Int. Marechal Rondon
CGB
Curitiba
PR
Aeroporto Afonso Pena
CWB
Florianópolis
SC
Aeroporto de Florianópolis
FLN
Fortaleza
CE
Aeroporto Int. Pinto Martins
FOR
Foz de Iguaçu
PR
Aeroporto Int. de Foz de Iguaçu/Cataratas
IGU
Goiânia
GO
Aeroporto de Goiânia
GYN
João Pessoa
PB
Aeroporto Presidente Castro Pinto
JPA
Londrina
PR
Aeroporto de Londrina
LDB
Maceió
AL
Aeroporto Campo dos Palmares
MCZ
Manaus
AM
Aeroporto Int. Eduardo Gomes
MAO
Natal
RN
Aeroporto Int. Augusto Severo
NAT
Porto Alegre
RS
Aeroporto Int. Salgado Filho
POA
Recife
PE
Aeroporto Int. do Guararapes
REC
Rio de Janeiro
RJ
Aeroporto Int. do RJ Tom Jobim (Galeão)
GIG

RJ
Aeroporto Santos Dumont
SDU
Salvador
BA
Aeroporto Int. (Dois de Julho) Dep. Luís e Magalhães
SSA
São Luís
MA
Aeroporto Marechal Cunha Machado
SLZ
São Paulo
SP
Aeroporto Int. Congonhas/São Paulo
CGH

SP
Aeroporto Int. de São Paulo/Guarulhos
GRU
Teresina
PI
Aeroporto de Teresina
THE
Vitória
ES
Aeroporto de Vitória
VIX


Alfabeto fonético.

O alfabeto fonético é usado internacionalmente para a comunicação de palavras diferentes ou complicadas, evita-se erros.



Como usar:

Substitui-se a letra pela palavras, exemplo no lugar de falar A, fala-se Alfa.
Digamos que o sobrenome de um turista seja difícil de escrever, é nessa hora que você usa o alfabeto para soletrar à outra pessoa o sobrenome complicado:

Sr. Hoffmann, soletrando seria:
Hotel / Oscar / Fox / Fox / Mike / Alfa / November / November

Citei esse exemplo, pois existem: Hofman, Hoffman, Hofmann e Hoffmann

ALFA
BRAVO
CHARLIE
DELTA
ECO

FOX
GOLF
HOTEL
ÍNDIA
JULIET
KILO
LIMA
MIKE
NOVEMBER
OSCAR
PAPA
QUEBEC
ROMEU
SIERRA
TANGO
UNIFORME
VICTOR
WISKI
XADREZ
YANKEE
ZULU

Quem usa o alfabeto fonético: Hotéis, agências de viagem, companhias aéreas, polícia militar, rádio amadores, pilotos de avião, marinha, exército, força aérea, taxistas, turistas experientes, etc.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Fazendo as malas.

Cada um tem um jeito de fazer as malas pra viajar.

Tem gente exagerada que enche a mala até estourar, com medo de ficar sem alternativa.

Tem gente que é mais prática: coloca o mínimo e corre até o risco de esquecer coisas necessárias.

Você já notou que, mesmo sem saber, a gente faz a mala todos os dias quando sai de casa?

É a mala do nosso espírito, que deve ser arrumada com muito cuidado.

No decorrer do dia, a gente precisa de coisas fundamentais, pra que a viagem fique confortável.

Tem coisa que não vale a pena carregar.

Rancor, impaciência, culpa e má vontade, por exemplo, pesam muito e ocupam espaço demais.

Não tem rodinha que ajude a carregar essa mala.

Mala boa de carregar deve ser feita assim: encha o fundo com bom humor, sempre.

Nos cantinhos, vá espalhando tolerância, otimismo e delicadeza...

Atenção e humildade também são itens indispensáveis.

Pode abusar de tudo isso, que a mala aguenta...

Procure levar também as lições boas que você aprende com as viagens diárias.

Alguém pode precisar disso...

E é sempre bom ter à mão histórias felizes pra contar.

Ah, tem mais uma coisa: sorriso, beijo e abraço funcionam como um excelente kit de primeiros socorros. Ele pode salvar o seu dia.

Então é isso...

Se você tem coisas boas pra encher a mala do seu espírito, vai perceber que, quanto mais cheia, mais leve ela fica.

E aí, você vai descobrir que a aventura de sair de casa pode ser muito divertida.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Royal Caribbean traz navio da classe Voyager para o País. Mariner of the Seas chega em FEV/2011, com saídas de Santos











Primeiro navio da classe Voyager, da Royal Caribbean, a navegar no Brasil, e maior na temporada 2010/2011, com 140 mil toneladas, o Mariner of the Seas acaba de ser anunciado como terceiro navio da Royal na próxima temporada de verão brasileira. O navio chega em 13 de fevereiro de 2011 e fica 30 dias, incluindo o carnaval."Foi uma oportunidade que apareceu e nós pedimos que o navio viesse para o Brasil. A resposta positiva veio ontem à noite, o que mostra o sucesso da operação da Royal no Brasil e a aposta da companhia no mercado brasileiro", disse ao Portal PANROTAS Ricardo Amaral, diretor da Royal Caribbean no Brasil.O navio fará cinco saídas de Santos (quatro de seis noites e uma de duas noites após o carnaval), com pernoite em Salvador. Pelo tamanho do navio, que tem 1.557 cabine e capacidade para 3.835 passageiros, apenas Rio, Santos e Salvador têm estrutura para recebê-lo. "Será um teste para vermos como a infraestrutura e o mercado recebem um navio tão grande - é um dos Top 10 do mundo", diz Amaral.O Mariner of the Seas é de 2005 e foi o último da classe Voyager a ser lançado. Virá de Los Angeles e depois do Brasil seguirá para a Europa. Pode voltar na temporada 2011/2012? Com certeza, mas isso depende dos resultados e da análise da operação.As
vendas começam em duas semanas, e a equipe da Royal está definido tarifas e outros detalhes.
Destaques do navio:
Pista de patinação no gelo
Patinação in-line
Campo de minigolfe com nove buracos Simuladores de golfe
Parede de escalada
Academia de ginástica e spa
Quadra de basquete
Casino RoyaleSMRoyal Promenade (aberto 24 horas)
Restaurante estilo anos 50, Johnny Rockets®Restaurante italiano Portofino
Café PromenadeSorvetes do Ben & Jerry´s®Bar de vinhos Vintages
Salão latino Boleros Bares e salões temáticos Adventure Ocean® - áreas exclusivas destinadas a jovens e adolescentes, como a discoteca Fuel e o Living Room
Dados do navio:
Viagem inaugural: 16 de novembro de 2003
Capacidade em ocupação total: 3.835 hóspedes
Número de cabines: 1.557
Número de Tripulantes: 1.185
Madrinha: Jean Driscoll
Tonelagem bruta: 137.276
Comprimento: 311 metros
Largura máxima: 39,4 metrosCalado: 9 m (29´)
Velocidade do cruzeiro: 22 nós

sexta-feira, 23 de abril de 2010

DICAS DE VIAGEM - FAÇA SUA MALA...


A MALA PASSO-A-PASSO
1. Coloque as meias dentro dos sapatos para economizar espaço. Cada par de sapatos deve ser colocado em um saco de flanela ou de plástico. 2. A segunda camada deve ser de calças e saias, o menos dobradas possível. Nos cantos e pequenos buracos, coloque roupas e acessórios miúdos, como peças íntimas e cintos. As roupas devem formar camadas uniformes para deixar as superfícies retas, preparadas para receber o que não pode amassar. 3. Por último, coloque as camisas e os vestidos. As camisas devem ficar dobradas. Coloque-as de forma que uma gola não fique em cima da outra. Gravatas devem ser dobradas apenas uma vez e colocadas na diagonal dentro da mala. 4. Quanto ao tipo de roupa, dê preferência às calças, casacos, bermudas e saias que combinem entre si. Use cores sóbrias para as peças básicas, deixando as cores vivas para os acessórios como gravatas, camisetas, lenços, que ocupam pouco espaço na mala e ajudam a mudar a cara da roupa. Aprenda isso: quando mais você viajar, menor será a sua mala.
LEVE COM VOCÊ
* Roupas em tons de preto, cinza, marrom, cáqui e branco, tons fáceis de combinar.
* Peças leves e coloridas para renovar o visual, como coletes, camisetas, lenços, cintos e gravatas.
* Xampus, cremes e perfumes em frascos pequenos.
* Se estiver viajando com mais alguém, misture peças da outra pessoas com as suas e vice-versa. Assim, se uma mala sumir, nenhum dos dois ficara sem ter o que usar.
* Um par de sapatos confortável ou tênis para caminhadas.
* Leve seu óculos reserva como precaução.
DEIXE EM CASA
* O segundo casacoPor mais frio que esteja, você só conseguirá usar um de cada vez.
* O terceiro par de sapatos.Um par esportivo e um social, em cores básicas, são suficientes.
* Roupas extravagantes Esqueça as que só combinem com elas mesmas.
* O segundo ternoA menos que você tenha vários compromissos profissionais.
* Ferro de passar Caso o hotel não tenha, coloque a roupa em um cabide dentro do banheiro, na hora do banho. O vapor do chuveiro ajuda a desamassar a roupa.
* Livros e guias muito pesados Leve só o que for precisar.
MILHAS: VALE A PENA JUNTAR ?
Quem viaja várias vezes por ano sabe que a chance de ganhar uma passagem com um programa de milhagem é grande. Se você ainda não se inscreveu em um deles, tire suas dúvidas sobre o serviço.
1. O que é a milha-prêmio?É a milhagem obtida por bonificação na companhia aérea. Normalmente a cada distância de 1 milha voada, o passageiro inscrito em um programa de milhagem ganha uma milha-prêmio, se estiver voando na classe econômica. Na classe executiva, há ainda um bônus de 25% sobre as milhas voadas e, na primeira classe, de 50%.
2. O que são os cartões prateados e dourados?São cartões oferecidos a passageiros que já acumularam grande quantidade de milhas. As regras para obter os cartões especiais variam em cada companhia. Quanto maior o status co cartão maiores as vantagens e o bônus sobre milhas voadas.
3. Como acumular milhas?Além das milhas voadas, também é possível acumular milhas com cartões de crédito associados, postos de gasolina, restaurantes, hotéis e locadoras de carro. Consulte o manual de seu programa de viagem para ver quais são as empresas e cartões associados.
4. O que posso fazer com as milhas?O primeiro benefício é trocar por passagens aéreas gratuitas. Mas também é possível usar as milhas para fazer up grade de classe de serviço no avião, de econômica para executiva, por exemplo. Alguns hotéis também aceitam milhas para pagar diárias.
5. Posso comprar passagens para outra pessoa com minhas milhas?Sim. O participante do programa de milhagem poderá doar, a quem ele determinar, parte ou a totalidade de suas milhas, desde que autorizado por ele próprio, por meio de carta ou formulário específico assinados. Mas não é possível juntar milhas de dois cartões de pessoas diferentes para comprar uma passagem para quem quer que seja.
O ideal é fornecer o número do cartão de milhagem já na reserva. De qualquer maneira, sempre apresente o cartão na hora de fazer o check-in, junto com a passagem. Se você se esquecer, pode enviar para a companhia aérea uma cópia da passagem e do cartão de embarque até seis meses depois da viagem, para que as milhas sejam creditadas.
7. As milhas valem para qualquer época do ano? Depende da companhia. Em geral, há alguns períodos de embargo, que, muitas vezes, coincidem com a alta temporada. Há algumas que aceitam um pagamento complementar para quebrar o embargo. Seja qual for a época planejada para a viagem, faça reserva com bastante antecedência se pretende usar as milhas. Há poucos assentos reservados nos aviões para os bilhetes-prêmio.
DICIONARIO TURISTICO
AABREVIAÇÕES
- As mais comuns usadas nos timetables são:*DEST = destino*FREQ = frequência*CNX = conexão*EQUIP = equipamento*E/S = escalas/stops*KM/ = quilômetros
Sinais usados, considerando que trata-se sempre de horário local+ depois do horário de chegada = a chegada será no dia seguinte ao da partida# depois do horário de chegada = a chegada será no segundo dia após a partida- depois do horário de chegada = a chegada será no dia anterior ao da partida
AIRCRAFT - Aeronave
AIRSHOW - Tela que fornece, durante a viagem, várias informações sobre vôo, tais como latitude, velocidade, temperatura externa, tempo de vôo, previsão da chegada.
AISLE SEAT - Assento no corredor.
APARTAMENTOS CONJUGADOS - Apartamentos com acesso de um para o outro, por meio de uma porta interna.
ARRIVALS - Tabelas informativas contendo a previsão chegada dos vôos nas próximas horas.
ASSENTOS (como escolher)*português janela meio corredor*inglês window middle seat aisle*francês fênetre au millieu coloir*alemão fenster mitte gang*italiano finestrino mezzo corredoio
BBACK OF THE HOUSE - Áreas não expostas ao público, de circulação interna dos funcionários
BAGGAGE CLAIM - Reclame de bagagem
BALCONY - Apartamento ou suíte com varanda
BELL BOY - Mensageiro
BELL CAPTAIN - Capitão-porteiro ou chefe dos mensageiros
BLACK OUT - Período de embargo, ou seja, bloqueado para utilização. Utilizado para bloquear períodos impedidos para voar como milhagem.
BOARDING PASS OU CARTÃO DE EMBARQUE - Instrumento que prova que um passageiro realmente voou. É por meio dele que credita-se a milhagem que não foi inserida antes da viagem. Nele estão as informações de embarque.
Status da reserva a situação da reserva pode ser:*OK = confirmada*RQ = requisitada*WL = lista de espera*RR = reconfirmada*OPEN = em aberto.
CCARRY ON - Bagagem de mão. Não pode pesar mais de 5 quilos (segundo as regras IATA)
CASH-CASH - Pagamento à vista
CASHIER - Balcão-caixa do hotel.
CATERING - É a empresa que cuida de toda a área gastronômica da aviação.
CHECK IN EXPRESS - Atendimento de check in para pessoas que viajam sem bagagem, e não precisam despachar malas.
CIP - COMMERCIAL IMPORTANT PERSON - Pessoa comercialmente importante.
CITY TOUR - Passeio de conhecimento pela cidade.
COCKPIT - FLIGHT DECK - Cabine do comandante da aeronave.
COLLECT CALL - Chamada a cobrar no local de destino. Com os números abaixo você pode fazer chamadas a cobrar no Brasil, de qualquer telefone, inclusive de telefones públicos, falando em português. Em alguns países, é necessário colocar cartão ou moeda para dar o tom de discagem.
África do Sul 0800 99 0055
Alemanha 0800 080 0055
Angola 080 8551
Argentina 0800 555 0055 800 222 111 55 800 444 111
Austrália 1800 881 55
Bélgica 0800 10 055
Bolívia 0800 00 55
Chile 800 800 2721200 03 355 800 360 220
China 108 550
Cingapura 800 0550 550
Colômbia 98 095 500 10
Coréia do Sul 00 722 055 0030 9551
Costa Rica 0800 055 1055
Dinamarca 800 100 55
Equador 999 177
Espanha 900 99 00 55
Estados Unidos 1800 283 10 551800 809 22 92 1800 745 55 211 800 344 10 55
Finlândia 0 800 11 05 50
França 0 800 99 00 55 Holanda 0 800 022 06 55
Hong Kong 800 96 00 55
Hungria 0800 055 11
Israel 1 800 9494 550
Itália 172 10 55
Japão 0066 55 055
Luxemburgo 0800 0055
México 01 800 123 0221
Mônaco 800 90 055
Nicarágua 163
Nova Zelândia 000 955
Panamá 175
Paraguai 008 55 800
Peru 0800 501 90
Polônia 0*800 55 11 100
Portugal 0800 800 550
Reino Unido 0800 89 00 55
Rússia 81 0800 110 1055
Suécia 020 799 055
Suíça 0800 55 5251
Taiwan 0080 55 0055
Uruguai 000 455
Venezuela 800 11 550

domingo, 18 de abril de 2010

KATIA FOGGIATTO ENTRE AMIGOS E FAMILIARES A BORDO DO VISION OF THE SEAS...











O Vision of the Seas, com capacidade para 2.435 passageiros, também possui instalações requintadas a bordo. Há o agradável spa, duas piscinas, seis hidromassagens e o teatro Masquerade, que apresenta entretenimento noturno, como produções musicais contemporâneas. E isso é só o começo de seu cruzeiro de férias.




quarta-feira, 7 de abril de 2010

SENTA PRA RIR COM DIOGO PORTUGAL

Comentário de Diogo Portugal sobre o aniversário de Curitiba, 317 anos...

Parabéns Curitiba! Nasci aqui em 69, isto não é uma piada, e morei na rua com nome do meu avô, Clotário Portugal, este nome também não é uma piada. Curitiba merece o título de “Cidade Sorriso”, principalmente no mês de julho que todo mundo anda rangendo os dentes de frio! Onde mais teria uma rua com o nome: Emiliano Perneta (puta sacanagem), o curitibano tem humor, mas é um humor sarcástico, faz parte da nossa natureza. Uma vez estava no avião ao lado de um curitibano e contei que era humorista, mandei uma piada pra quebrar o gelo, ele só riu quando chegamos em São Paulo! Eu falei: Você só entendeu a piada agora? E ele disse: Não estou rindo porque você esqueceu sua mala em Curitiba. Este é o curitibano, difícil de pegar amizade no começo, mas depois que pega é amigo para sempre. Curitiba é a cidade modelo, basta ver a cara do nosso prefeito! Apesar de sermos uma cidade exemplar também sofremos com a violência como qualquer outra cidade do mundo, pouca gente sabe, mas Curitiba tem um alto índice de estupro, o que é perfeitamente compreensível, pois com o frio que faz aqui para o sujeito conseguir transar com a própria esposa só mesmo estuprando, nem pau ela vai querer tirar o pijama quentinho! E o tempo maluco que faz aqui? Parece até que Deus comprou um ar condicionado novo e fica testando na gente, não da para acreditar na previsão do tempo! Não é a toa que às vezes esta o maior e frio e do nada passa um sujeito de sunga numa bicicleta! Perdemos o Inri Cristo para Brasília, mas ainda temos o Oil Man e o cara com o maior trapézio do Brasil. Tesalia infelizmente foi uma das primeiras a serem eliminadas do BBB, provando que curitibano realmente não se mistura, mas ela merecia ser a primeira mulher a ser homenageada pela Boca Maldita!Criei-me nesta cidade ouvindo o som de Blindagem e Beijo a Força. Tive o prazer de beber na mesma mesa que Paulo Leminski no bar do Cardoso!Sim sou um curitibano com muito orgulho! Parabéns Curitiba. A Pedreira é nossa! Assim como as capivaras do parque Barigui que estão sumindo a cada dia enquanto o jacaré esta cada vez mais gordo.

























































quarta-feira, 24 de março de 2010

CRISTO REDENTOR - RIO DE JANEIRO

Cristo Redentor:
O cartão postal carioca de 38 metros, teve sua pedra fundamental lançada em 1922 e a inauguração em 12 de outubro de 1931
O Cristo Redentor, símbolo da Cidade do Rio de Janeiro, foi eleito como uma das 7 Novas Maravilhas do Mundo Moderno, em votação realizada pela internet e por mensagens de celular, organizada pela New 7 Wonders Foundation, da Suiça, entre 21 monumentos participantes de todo o planeta.
E a escolha foi merecida. Do alto de seus 38 metros - e dos 710 metros do Morro do Corcovado -, o Cristo é a imagem da fé e da simpatia do povo carioca e completa, em 2007, 76 anos. Desde o ano de 2000, quando recebeu nova iluminação, o monumento e seus acessos vêm passando por um processo de revitalização. O ponto alto foi a inauguração do acesso mecanizado em 2002, com elevadores panorâmicos e escadas rolantes. Assim, não será mais preciso enfrentar os 220 degraus que levam ao pé da estátua.O Cristo Redentor conta agora com três elevadores panorâmicos, cada um com capacidade para 14 pessoas. O acesso se dá por uma área que atende tanto os visitantes que chegam de carro quanto os que desembarcam na plataforma de trem da Estrada de Ferro do Corcovado. Também foram construídas passarelas metálicas, sustentadas por outra estrutura, com aproximadamente quatro metros de largura e quatro escadas rolantes, com capacidade de tráfego para 9 mil pessoas por hora. O passeio já começa aí, pois a torre, de 31 metros de altura, vai descortinar a primeira vista da cidade. Para completar o acesso à estátua, quatro escadas rolantes foram instaladas. E antes mesmo de chegar ao Cristo, os visitantes já podem conhecer um pouco da história do cartão-postal. A Estação do Cosme Velho, totalmente revitalizada, transformou-se em um ambiente de lazer e entretenimento moderno e confortável. Uma nova área de embarque foi construída, além de lojas de apoio turístico, sala VIP e auditório. O grande destaque é o Espaço Cultural, onde se perpetua toda a rica história da Estrada de Ferro e do Monumento ao Cristo.






























































































terça-feira, 16 de março de 2010

Patricia Scholze a bordo do Splendour of the Seas - Royal Caribbean


Eleito por diversas vezes pela Revista Viagem como o Melhor Navio que já esteve na costa brasileira faz atualmente roteiros no Caribe e na Europa e tem o seu retorno ao Brasil na temporada 2010/2011.Com suas paredes de vidro retráteis, o Splendour of the Seas é um navio formidável. Quando você não estiver apreciando a magnífica vista do oceano, você poderá relaxar no SPA, nadar em uma das duas piscinas ou fazer novas amizades enquanto aprecia sua bebida favorita em dos oito lounges. Independentemente das condições climáticas, a diversão é garantidíssima à bordo deste magnífico transatlântico, o grandioso deck retrátil, batizado de " Cristal Canopy " atende a área das duas piscinas (interna e externa), 04 jacuzzis e o solarium.Para a criançada também não vai faltar atividade, recreação dirigida e espaço especial para as nossas crianças, eles irão adorar o Adventure Ocean.

História Rota 66


Histórico

Nesse tour estaremos percorrendo aproximadamente 2200 km, sendo que desse total mais de 700 km serão no leito original da histórica "ROUTE 66", que é conhecida mundialmente como a THE MOTHER ROAD, ou seja, a rodovia mãe, a rodovia que deu origem a todo o sistema rodoviário americano e que serviu de modelo para o resto do mundo.

Iremos atravessar reservas florestais, deserto, estações de esqui, cidades fantasmas e grandes centros como Los Angeles e Las Vegas. Tudo num grande contraste da natureza e do espírito aventureiro do homem, que por volta de 1850 era capaz de edificar uma cidade em região inóspita a procura de ouro, e abandona-la intacta 20 ou 30 anos depois, quando as reservas minerais da região se extinguiam.

A visão de um grupo de Harleys circulando por essas estradas traz sempre na lembrança dos americanos ou dos turistas estrangeiros que visitam essas regiões, a imagem dos lendários Hell Angels, que hoje não mais existem, e despertam o saudosismo e o grande sonho americano de liberdade. Portanto somos normalmente muito bem recebidos nas localidades que visitamos e por muitas vezes chegamos a nos tornar uma das atrações do local.

A ROUTE 66 foi projetada em 1920, por Cyrus S. Avery, com o intuito de ligar Chicago a Los Angeles, podendo levar assim o desenvolvimento ao West Americano. No seu traçado foram aproveitados antigos caminhos e trilhas utilizadas pelos índios e colonizadores da região. Em 1926 sua construção foi concluída e recebeu o seu nome oficial "ROUTE 66", porém somente em 1938 conseguiram terminar a pavimentação dos seus 3920 quilômetros. A partir dessa época, ela passou a ser o palco de um intenso movimento migratório em direção ao West. Para enfrentar uma viagem dessas proporções surgiu a necessidade da criação de uma série de serviços que até então não existiam.

Os primeiros postos de serviços foram criados na 66, nessa época o combustível para os carros era vendido em armazéns, encontrados somente nas regiões urbanas.

Os viajantes necessitavam de hotéis no percurso para passarem apenas uma noite e prosseguirem a viagem logo pela manhã do dia seguinte, foi então criado o conceito dos motéis que logo surgiram em grande número ao longo da 66. Com construções térreas simples, oferecendo ao viajante a facilidade de estacionar o seu carro na porta do quarto, simplificando assim a carga e descarga da bagagem, economizando tempo e diminuindo o valor das diárias.

Para a alimentação esses viajantes precisavam de restaurantes rápidos e baratos dando origem então aos "FAST FOOD". A primeira loja da rede Mc Donalds foi construída na 66.

Devido à necessidade da criação dessa estrutura para a estrada, pequenos vilarejos foram se formando ao longo do traçado da 66, originando várias cidades. Em nosso tour nos hospedaremos em algumas delas.

A partir de 1956 vários trechos da Rota 66 começaram a ser abandonados e substituídos pelas modernas INTERSTATES HIGHWAYS, com seu traçado moderno, várias pistas, pavimentação perfeita, drenagem, etc. Foram necessárias cinco rodovias interestaduais para substituir completamente a 66. Finalmente em 1985 foi decretada a completa desativação da ROUTE 66.

Com a desativação da estrada, várias cidades que não haviam ainda conseguido ganhar vida própria, e ainda eram dependentes do movimento da 66, foram abandonadas, assim como vários postos de gasolina, restaurantes, motéis, etc.

Ao longo dos seus quase 60 anos de intenso movimento, inúmeros foram os acontecimentos e fatos que marcaram sua existência, tornando-a um mito e um marco histórico. Várias associações de preservação da 66 foram criadas para conservá-la, tornando-a um patrimônio histórico.

Hoje um passeio pela 66 pode nos levar ao passado, basta lembrar da série de televisão "ROUTE 66", exibida no Brasil na década de 60, onde os dois heróis da série viviam suas aventuras pela 66 numa Corvette 54, ou do filme EASY RIDER, ou então lembrarmos das incríveis perseguições policiais que ali ocorreram na época de Al Capone com o contrabando de Whisky. A canção "Get Your Kiks on Route 66", que celebrizou Bobby Troump e Nat King Cole, foi escrita nos anos 40 em uma viagem de seu autor pela 66. Uma parada no BAGDA CAFÉ nos coloca dentro de um cenário cinematográfico, e nos faz sentir coadjuvantes do filme de mesmo nome, estrelado por Jack Palace.

Enfim uma viagem pela 66 é como voltar no tempo e nada poderia ser mais emocionante para essa aventura que estar pilotando uma HARLEY DAVIDSON.

terça-feira, 2 de março de 2010

Um homem precisa viajar.

Um homem precisa viajar.

Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver"


("Mar sem fim"- Amyr Klink)

Diferença entre o Turista e o Viajante por Cecilia Meireles...

Grande é a diferença entre o turista e o viajante.


O primeiro é uma criatura feliz, que parte por este mundo com a sua máquina fotográfica a tiracolo, o guia no bolso, um sucinto vocabulário entre os dentes: seu dest ino é caminhar pela superfície das coisas, como do mundo, com a curiosidade suficiente para passar de um ponto a outro, olhando o que lhe apontam, comprando o que lhe agrada, expedindo muitos postais, tudo com uma agradável fluidez, sem apego nem compromisso, uma vez que já sabe, por experiência, que há sempre uma paisagem por detrás da outra, e o dia seguinte lhe dará tantas surpresas quanto a véspera.


O viajante é criatura menos feliz, de movimentos mais vagarosos, todo enredado em afetos, querendo morar em cada coisa, descer à origem de tudo, amar loucamente cada aspecto do caminho, desde as pedras mais toscas às mais sublimadas almas do passado, do presente e até do futuro – um futuro que ele nem conhecerá. O turista murmura como pode o idioma do lugar que atravessa, e considera-se inteligente e venturoso se consegue ser entendido numa loja, numa rua, num hotel.


O viajante dá para descobr ir semelhanças e diferenças de linguagem, perfura dicionários, procura raízes, descobre um mundo histórico, filosófico, religioso e poético em palavras aparentemente banais; entra em livrarias, em bibliotecas, compra alfarrábios, deslumbra-se a mirar aqueles foscos papéis e leve, para tomar um apontamento, mais tempo que o turista em percorrer uma cidade inteira. Quando lhe dizem que há sol, que o dia é belo, que é preciso sair do hotel, caminha como empurrado, cheio de saudade daqueles alfabetos, daqueles misteriosos jogos de consoantes, daquelas fantasmagorias das declinações. Porta-se diante de um monumento, e começa outra vez a descobrir coisas: é um pedaço de coluna, é uma por ta que esteve noutro lugar, é uma estátua cuja família anda dispersa pelo mundo, é o desenho de uma janela, é a cabeça de um anjo que lhe conta sua existência, são as figuras que saem dos quadros e vêm conversar sobre as relações entre a vida e a pintura, é uma pedra que o arrebata para o seu abismo interior e o cativa entre suas coloridas paredes transparentes.


O turista já andou léguas, já gastou a sola dos sapatos e todos os rolos da máquina – e o viajante continua ali, aprisionado, inerme, sem máquina, sem prospectos, sem lápis, só com os seus olhos, a sua memória, o seu amor


(CECÍLIA MEIRELES, 2000)

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Katia Cortes e amigas em Pousada do Rio Quente

Descobertas por Bartolomeu Bueno da Silva no século XVIII, o Rio Quente - Resorts, antiga Pousada do Rio Quente, maior complexo de águas quentes naturais do mundo situado no município de Rio Quente, a 27 quilômetros da cidade de Caldas Novas no sul do estado de Goiás, ao lado da Serra de Caldas, é o verdadeiro tesouro que os bandeirantes encontraram pelo interior do Brasil.

Duzentos anos depois, em 1922, o médico mineiro Ciro Palmerston comprou a fazenda que hoje abriga o Rio Quente - Resorts. Em 1964 foi criada a Estância Thermas do Rio Quente, e em 1979 os grupos ALGAR de Uberlândia-MG e GEBEPAR de Goiânia-GO adquiriram o controle acionário da companhia.

A beleza exótica, o clima sempre ameno e a rica fauna e flora juntam-se às insuperáveis fontes de águas termais e transforma o Rio Quente - Resorts, num lugar realmente único em matéria de prazer e sensações, ideal para se desfrutar do encanto e do fascínio das águas quentes.

O Rio Quente - Resorts, além de possuir o Hot Park, maior parque aquático do Brasil e a Praia do Cerrado, maior praia artificial do mundo, possui uma das localizações mais centrais do país. Encontra-se no ponto de convergência das principais regiões brasileiras. Um lugar onde você sente bater o coração do Brasil.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

MSC FANTASIA! LINDO ESSE NAVIO!

O MSC Fantasia tem 27.000 m² de áreas públicas, um centro de bem-estar "Aurea SPA", 5 restaurantes, 4 piscinas, 12 piscinas de hidromassagem, café, bares, lojas, uma área infantil, um simulador de Fórmula 1 e um cinema interativo 4D.
O Aurea SPA é um centro de bem estar que oferece tratamentos para melhorar tanto a beleza quanto a saúde: terapia de lama, vapores perfumados, massagens estéticas e muito mais.
O MSC Fantasia será o primeiro navio a ter uma área VIP: o MSC Yacht Club com 99 espaçosas suítes, um bar, solarium, 2 piscinas de hidromassagem, 1 skydome piscina, um salão com vista panorâmica com bar reservado, conciergerie e um salão com vista panorâmica com janelas de vidro, na parte da frente você poderá ter uma vista surpreendente. Além de possuir o exclusivo serviço de mordomo, que auxiliará no check in, transporte de bagagem, servindo o tradicional chá inglês... e muito mais.
Os hóspedes irão caminhar sobre um piso de cristal Swarovski. O teto transparente, permite a todos os hóspedes a experimentar a magia de navegar e olhar as estrelas.
Você precisa conhecer o navio mais belo do mundo!



CONHEÇA O NAVIO...

ACESSE VIDEO ABAIXO:
http://www.youtube.com/watch?v=Qjr_zyMZDGc

sábado, 9 de janeiro de 2010

VIDEO DO PARQUE BETO CARRERO

http://www.youtube.com/watch?v=7SgpXAvZris

NOVA MONTANHA RUSSA EM BETO CARRERO WORLD

Vídeo de pré-apresentação da mais nova aquisição de Beto Carrero World. O investimento de mais de 10 milhões de reais será a Primeira montanha ...

http://www.youtube.com/watch?v=hrK-w7eSh-k

PARA CONHECER O NAVIO VISION OF THE SEAS

CLICK NO LINK ABAIXO PARA VER O VIDEO DO NAVIO:
http://www.youtube.com/watch?v=Q6vyz9AkT1k

O QUE FAZER EM CASO DE EXTRAVIO DE BAGAGEM


EXTRAVIO - NACIONAL

Caso ocorra extravio da bagagem, o passageiro deve seguir os seguintes passos:a. Procurar a Empresa Aérea para reclamar sobre sua bagagem. Lá o passageiro(a) deverá preencher o (RIB) REGISTRO DE IRREGULARIDADE DE BAGAGEM. Se a empresa aérea deixar de cumprir com as suas obrigações, veja abaixo como reclamar oficialmente junto a ANAC. A reclamação será encaminhada ao Presidente da Empresa envolvida, através de documento oficial.b. Configurado o extravio de bagagem, o passageiro terá que ser indenizado pela empresa em até 150 (cento e cinqüenta) Obrigações do Tesouro Nacional (OTN). Vale informar que todo passageiro tem a opção de declarar os valores atribuídos a sua bagagem, antes do embarque, e pagar uma taxa suplementar (uma espécie de seguro) estipulada pela empresa. Se este é o seu caso, o passageiro terá que receber valor declarado e aceito pela empresa. Também é importante que o passageiro saiba que a empresa tem o direito de verificar o conteúdo da bagagem, sempre que houver valor declarado. Atenção! Ficam de fora desta declaração os objetos considerados de valor, como jóias, papéis negociáveis ou dinheiro. Estes objetos devem ser carregados na bagagem de mão. Portanto, cuidado! A empresa está isenta de responsabilidade sobre a perda ou dano destes objetos.c. No caso de dano à bagagem, o passageiro(a) deverá seguir o mesmo roteiro do item "a". A ANAC informa ainda que somente serão considerados, para efeito de indenização, os objetos destruídos ou avariados.

EXTRAVIO - INTERNACIONAL.

No caso de vôos internacionais, a Convenção de Varsóvia limita a responsabilidade da empresa em USD 20 (vinte dólares norte-americanos) por quilo de bagagem extraviada. Também aqui o passageiro poderá optar por efetuar o despacho de seus pertences, resguardando-se por uma declaração especial de interesse na entrega de sua bagagem. Este documento discrimina minuciosamente o conteúdo da mala. Somente com esta declaração, o passageiro poderá ser indenizado, prevalecendo a responsabilidade do transportador sobre os bens ali contidos. Se o passageiro não fizer a declaração especial de interesse na entrega e não pagar taxa suplementar, não terá direito ao ressarcimento à indenização integral e sim à indenização limitada (vinte dólares por quilo).Como reclamar junto a ANAC? Portaria nº 676, que aprova as Condições Gerais de TransporteA ANAC recebe por mês dezenas de reclamações vindas de usuários do transporte aéreo. Cabe a ANAC apurar os fatos e tomar as medidas necessárias, que vão desde advertências a punições, gerando multas.O usuário do transporte aéreo pode fazer suas reclamações via Internet, preenchendo o Formulário On-line de Reclamações disponível no site da ANAC (www.anac.gov.br), e receber o posicionamento do andamento do processo via e-mail. Pode também fazê-las preenchendo o Impresso de Sugestões e Reclamações (ISR) junto às Seções de Aviação Civil (SAC) dos aeroportos ou a Gerência Regional de Aviação Civil (GER).

BRASILEIROS PODERÃO USAR CNH PARA ENTRAR NA ARGENTINA

Acordo assinado entre os governos de Brasil e Argentina prevê a desburocratização migratória da fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.

Começa a vigorar, a partir de 18 de dezembro, o “Acordo de Iguaçu”, aprovado pela Republica Federativa do Brasil e a República Argentina, que permitirá a apresentação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) como documento válido para cruzar a fronteira entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú.

A aprovação se fez, após uma reivindicação do presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira (Kaká), que na 25º Reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), realizada em julho (visando facilitar a circulação dos turistas) solicitou ao Ministério das Relações Exteriores e ao Ministério da Justiça que o princípio da reciprocidade fosse levado em consideração, em relação aos documentos de viagem aceitos nos acordos entre Brasil e os diversos países da América do Sul.

“A medida deve diminuir os problemas daqueles que não costumam andar com todos os documentos necessários para cruzar a fronteira, além de facilitar o turismo entre os municípios que fazem divisa com as fronteiras”, explica o presidente Kaká.

Conforme o acordo, as pessoas poderão transitar nos limites da área geográfica do "Corredor Turístico Iguaçu" por um período de até 72 horas.

“Foi um primeiro passo para facilitar a livre circulação dos passageiros. Ideal será quando todos os aeroportos aceitarem esta medida. Mas sabemos que tal decisão, depende de outros ajustes burocráticos, que também são necessários”, finaliza Kaká.

UM CHECK LIST DO QUE VC NAO PODE ESQUECER...

Documentos
Com antecedência ao embarque, verifique a data de validade de seu passaporte e visto, inclusive os países que exigem vistos simples e de múltiplas entradas. É muito importante entender que a validade do passaporte, não tem nada a ver com a validade de vistos. Cuidado par não perder a viagem.
Sempre que viajar, leve cópia de sua documentação : passaporte, garantia de compra de traveller checks, cartão de crédito, carta de confirmação do curso, confirmação da acomodação, voucher do hotel, etc.
Brasileiros menores de 18 anos, embarcando para o exterior desacompanhados de seus pais ou com um deles apenas, precisam apresentar autorização de viagem desacompanhada com firma reconhecida ou autorização judicial. Em caso de morte de um deles, o atestado de óbito deverá ser anexado a esta autorização. Esta é uma exigência da Polícia Federal do Brasil.
Acomodação
Carregue consigo sempre, um cartão do hotel onde está hospedado. Você poderá se perder na cidade e não saber sequer o nome do hotel. Geralmente você pode adquirí-lo na recepção do mesmo ou em seu próprio quarto.
Normalmente é exigido a apresentação da confirmação da acomodação contratada (voucher) na chegada.
Seguro-saúde
Nunca viaje sem um plano de saúde com cobertura internacional (seguro de viagem). Agências de turismo e de intercâmbio oferecem este produto para todas as ocasiões. Verifique sempre como deverá proceder em caso de necessidade (telefone de contato, reembolso, etc.).
Caso necessite levar medicação restrita ou específica, sugere-se que a receita médica acompanhe a mesma, preferencialmente traduzida para o idioma do país de destino ou pelo menos em inglês
Aeroporto
Procure chegar ao aeroporto 3 horas antes do horário de embarque (4 horas durante períodos de alta estação). As companhias aéreas, principalmente as internacionais, fazem várias perguntas aos passageiros, para garantir a segurança e às vezes pede que sua bagagem seja aberta para fiscalização.
Reconfirme suas passagens com 72 horas de antecedência junto às companhias aéreas, para evitar imprevistos.
Bagagens danificadas devem ser reclamadas imediatamente a um funcionário da companhia aérea, antes de deixar o aeroporto.
Grávidas a 8 semanas do parto ou menos, precisam de atestado médico com autorização para viajar.
Todas as companhias aéreas dispõem de normas específicas de transporte de bagagem. Peso, tamanho e volume das mesmas diferem de companhia para companhia. Excesso de bagagem é taxado por quilo extra. Lembre-se de reservar alguns dólares para esta situação.
Pranchas de surf, bicicletas e equipamentos esportivos de grande porte são taxados no check-in e são considerados volumes extras, mesmo que você não esteja despachando mala alguma. O custo varia de acordo com a companhia aérea.
Reconfirme a franquia de bagagem das companhias aéreas, elas podem não serem as mesmas quando o roteiro incluir mais de um vôo.
Verifique o estado de suas malas. Caminhar em aeroportos pode ser um grande transtorno e esforço, se as mesmas não tiverem rodinhas ou se o aeroporto não oferecer carrinhos para o transporte (reserve algumas moedas ou dinheiro trocado, pois nestes casos o uso do carrinho pode ser pago).
Transporte de alimentos perecíveis, remédios restritos, armas, objetos pontiagudos, plantas, animais, artigos perigosos e de valor, obedecem à normas específicas de países e companhia aérea.
Transporte
Locomover-se de metrô em grandes cidades no exterior ajuda bastante, mas poderá ser um grande transtorno se você não tiver um mapa do percurso. Retire o mesmo nas estações de metrô ou na recepção de seu hotel e estude o roteiro que deseja fazer com antecedência para não se perder ou perder tempo. Informe-se nas estações de metrô, bilhetes com tarifas reduzidas para estudantes e bilhetes com tarifas semanais e mensais, você certamente economizará bastante.
Reserve sempre dinheiro trocado e moedas para o transporte de ônibus, em muitos países não existe a possibilidade de troco dentro do veículo.
Check list
Use este check list para não se esquecer de nada antes de embarcar:
Passaporte: verifique a data de validade Cópias de documentos importantes Visto de entrada do país de destino: verifique a data de expiração Autorização de viagem desacompanhada dos pais para menores de 18 anos Passagem aérea Confirmações de curso e acomodação: fique atento a data de início Voucher de hotel Voucher de aluguel de carro Guia turístico da cidade ou país de destino Identificação de bagagem, cadeados e bagagem de mão Carteirinha de Seguro Saúde Internacional: leia a apólice e verifique os telefones de contato e de emergência Cartão de crédito, travel checks, moeda corrente do país: lembre-se de levar dinheiro trocado Roupas adequadas ao clima do país de destino Remédios de uso pessoal: monte uma farmacinha com medicamentos de primeiras necessidades e com o que está acostumado a tomar. Lembre-se que medicamentos restritos devem ser acompanhados de receita médica.

ATENÇÃO PARA A DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA EMBARQUE DE MENORES EM VIAGEM AO EXTERIOR

O novo passaporte, de cor azul, não traz a informação de filiação do viajante. Portanto, para os menores de idade, viajando ou não acompanhados dos pais, além de passaporte válido, é necessário apresentar no check-in o RG ou certidão de nascimento originais. Isso é imprescindível.

ORINENTAÇÕES PARA QUEM VAI VIAJAR AO EXTERIOR

Nos últimos anos, a maioria dos países no mundo tem adotado medidas mais rígidas no controle de entrada e circulação de estrangeiros nos seus territórios. Por isso, quando você for viajar ao exterior, a lazer, estudo ou trabalho, cuidados redobrados devem ser tomados antes da sua partida. Seguem algumas recomendações: • Cada país usa diferentes critérios e exigências para a entrada e permanência de estrangeiros. Certifique-se junto à Embaixada ou Consulado do país para onde for viajar sobre quais são esses requisitos, dependendo do objetivo da sua viagem. • Não viaje com visto de turista caso seu objetivo seja estudar ou trabalhar no país de destino. Você poderá ser preso e deportado. • Alguns países não exigem visto para turistas brasileiros. Essa dispensa não serve para quem for estudar ou trabalhar. • Ter um visto ou estar dispensado do visto não dá direito à entrada automática naquele país. A decisão final sobre sua entrada somente é dada no ponto de entrada pela autoridade migratória. É decisão soberana de todo país aceitar ou não a entrada de cada estrangeiro no seu território. A desconfiança sobre os reais motivos da ida ao país é motivo suficiente para não permitir a entrada do estrangeiro. Adote sempre tom respeitoso e evite cair em contradições nos contatos com as autoridades estrangeiras. • Da mesma forma, as Embaixadas e Consulados não são obrigados a dar os vistos solicitados. A recusa em conceder um visto não necessita ser justificada. • Desconfie de intermediários que prometem levar você a algum país sem os documentos exigidos. Trata-se de imigração ilegal e você poderá acabar preso naquele país. • O tempo que você poderá ficar no país de destino será determinado pela autoridade migratória no ponto de entrada. Verifique bem qual foi o prazo autorizado no seu caso. • Leve consigo os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Em caso de dificuldade não hesite em contatá-las. • Caso venha a ser detido por alguma autoridade estrangeira, você tem o direito de pedir para telefonar para sua Embaixada ou Consulado. Faça uso desse direito! • Quando viajar, leve sempre cópia dos seus documentos (carteira de identidade, título de eleitor, certificado de alistamento militar, certidão de nascimento ou casamento). Eles serão necessários para tirar novo passaporte no exterior em caso de extravio do anterior. • Todos os países adotam penalidades extremamente rigorosas de punição ao tráfico de drogas, sendo que alguns países aplicam a pena de morte a casos assim, independentemente do alegado desconhecimento quanto à legislação local. • Não viaje para regiões conflagradas ou conturbadas. Na dúvida, consulte antes o Ministério das Relações Exteriores. Fonte: Divisão de Assistência Consular (DAC)